Untitled Untitled
24/03/2014

As maravilhas do Império Romano - Parte 4


Caminho da Cloaca Máxima, canal passando pelo Fórum Romano


Cloaca Máxima (em latim Cloaca Maxima, italiano Cloaca Massima) é uma das mais antigas redes de esgotos do mundo. Foi construída na antiga Roma nos finais do século VI a.C. pelos últimos reis de Roma, que usufruíram da experiência desenvolvida pela engenharia etrusca para drenar as águas residuais e o lixo de uma das populosas cidades do mundo, Roma, para o rio Tibre, que atravessa a cidade, em direção ao Mar Tirreno, a alguns quilômetros a Oeste.

Há, entretanto, descrições de outros autores a respeito da cloaca ser um “esgoto a céu aberto”, que recolhia os resíduos das colinas e drenava também a planície do fórum romano. Este canal escavado abaixo do nível do solo teria sido progressivamente coberto, devido a demanda e avanço da cidade.

A Cloaca Máxima foi mantida em bom estado durante toda a idade imperial. Há notícia, por exemplo, de uma inspeção e trabalhos de manutenção sob a alçada de Marco Vipsânio Agripa, a 33 a.C.. Os traços arqueológicos  revelam intervenções em épocas distintas, com diversos materiais e técnicas de construção. O seu funcionamento prosseguiu durante bastante tempo após a queda do Império Romano. Mais uma das maravilhas da arquitetura romana.

 

 

Detalhamento da arquitetura e caminho da Cloaca Máxima até o Rio Tíber

  Share Post   

View Comentários Comentários


Faça um Comentário