Untitled Untitled
26/01/2015

"Em Segredo", versão no cinema do romance "Thérèse Raquin"



Poster do filme "Em Segredo", adaptação do romance de Émile Zola

É um filme baseado no aclamado romance “Thérèse Raquin (1867), romance do escritor francês Émile Zola, considerada a obra inaugural do naturalismo literário. Ao ser publicada, foi severamente repudiada pela crítica literária especializada.

Entretanto, o escândalo provocado por “Thérèse Raquin” entre os críticos trouxe um resultado que acabou sendo inesperado: serviu de propaganda aos ideais naturalistas do romance, colocando a recém-nascida escola literária em voga.

Sob esse pretexto, a obra obteve uma nova edição no ano seguinte, acompanhada por um prefácio, no qual Zola defende as máximas do naturalismo literário pela necessidade de realizar uma análise científica minuciosa da alma humana, sem idealizações morais. Dessa maneira, nas palavras do próprio Zola, cada capítulo constitui o estudo de um caso curioso de fisiologia.

O filme, além de tudo, tem o trabalho monumental de Jessica Lange, incorporando com excelente atuação o papel de Madame Raquin.

A história centra-se basicamente num caso de adultério que envolve três personagens, Camille, Thérèse e Laurent.  Na cidade de Paris do século XIX, a jovem Thérèse Raquin é forçada pela tia a se casar com o primo Camille, um homem indiferente que não mostra o menor interesse nela. Thérèse passa a viver uma vida monótona, até conhecer um amigo do marido, Laurent, e ter um caso com ele. Mas a paixão entre os dois jamais poderia ser assumida publicamente, a não ser que Camille não existisse mais. Assim, os dois apaixonados planejam o crime perfeito.

O clima de morte permeia toda narrativa.

“Thérèse Raquin”, de Émile Zola, é uma obra mais do que obrigatória. A dica de leitura vale também para aqueles que gostam de um bom clássico da literatura francesa. 

  Share Post   

View Comentários 1 Comentários


Link direto para este comentario PAULO CESAR SILVA
09/12/2015

QUE MARAVILHA, que grata descoberta. Assisti a esse filme no cinema e esou louco atrás dele bem como descobrir como era o nome. Amigo, existe esse filme em DVD ou mesmo em VHS ??? Foi lançado aqui no Brasil ??? Obrigado por esse presente. Quero depois com calma apreciar seu blog.

Faça um Comentário