Untitled Untitled
05/11/2013

"Aconteceu naquela noite", uma das melhores comédias românticas!



Poster de divulgação de "Aconteceu Naquela Noite"

Mais um filme do grande Frank CapraBaseado no romance “Bus Night”, escrito em 1933 pelo jornalista Samuel Hopkins Adams (1871-1958), "Aconteceu Naquela Noite" talvez seja uma das maiores comédias romântica de todos os tempos, mesmo que para o nosso gosto mais severo não seja um grande filme.

Precursora das comédias Screwball, ou seja, comédias típicas dos anos que sucederam o período da grande depressão americana e que são caracterizadas pelo domínio do personagem feminino sobre o masculino, ritmo acelerado e situações burlescas, o filme de Frank Capra vem, ao longo dos anos, servindo de inspiração para diversos outros sucessos do gênero.

Com uma trama bastante singela e repleta de situações corriqueiras, "Aconteceu Naquela Noite" é o típico, e cada vez mais escasso, tipo de filme que agrada todos os públicos, até mesmo aqueles que não estão habituados a assistirem filmes antigos. Em diversos momentos, ao longo da película, é impossível acreditar que tal produção data exatos oitenta anos.

A produção conta a história de Peter Warren (Clark Gable), um jornalista desempregado e sem futuro, que encontra Ellie (Claudette Colbert) em uma viagem de ônibus. Ela é a filha fugida de um milionário que não aprova quem ela escolheu como marido, um pretendente playboy. Peter vê a oportunidade, então, de obter uma boa matéria, mas vários fatos criam uma forte aproximação entre eles.


Cena de "Aconteceu Naquela Noite", com Clark Gable Claudette Colbert



Cena de "Aconteceu Naquela Noite"


O excelente e ágil roteiro, somado a eximia direção de Capra e as irrepreensíveis interpretações de Gable e Colbert comprovam de fato porque o clássico da Columbia Pictures entrou para a história do cinema como o primeiro filme a receber da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, os cinco principais Oscar: melhor filme, diretor, roteiro, atriz e ator.  Tal feito, desde então, só se repetiu em 1975 com o drama "Um Estranho no Ninho" e em 1990 com o suspense "O Silêncio dos Inocentes". 

Não deixem de assistir!


  Share Post   

View Comentários Comentários


Faça um Comentário